Skip to main content

Você sabia que o osso é importante órgão com diversas funções mecânicas, metabólicas, hormonais?

Sua doença mais comum é a osteoporose. Cerca de 33% das mulheres e 15% dos homens com mais de 65 anos terão osteoporose.

Você sabe que é?

É a doença mais comum dos osso que provoca o aumento da perda de massa óssea, pela diminuição da formação e absorção de minerais e de cálcio. É agravada pelo envelhecimento.

É provoca quando há uma predisposição genética associada a maus hábitos de vida como etilismo, tabagismo e sedentarismo ; uso de medicamentos como os glicocorticoides, entre outros ; doenças como hipercortisolismo (síndrome de Cushing), hipertireoidismo, redução do estrógeno (nas mulheres), redução da testosterona (nos homens), artrite reumatoide e diabetes mellitus.

Quais os sintomas?

A doença é silenciosa e dificilmente apresenta sintomas, daí a importância de fazer alerta.

A manifestação da doença é a fratura por baixo impacto causada por queda da própria altura ou por trauma mínimo e mesmo assim há pacientes que não são investigados ou tratados.

É possível prevenir a doença?

Sim! Atividades físicas regulares que trabalham equilíbrio e força, prevenção de quedas, ingestão adequada de cálcio e proteínas ao longo da vida e manutençãoo de níveis adequados de Vitamina D são medidas básicas para garantir a saúde óssea.