Skip to main content

A SOP (Síndrome dos ovários policísticos) ocorre a partir de toda uma desordem metabólica, que favorece o aparecimento de diversas condições no corpo feminino.

Uma delas é a resistência à insulina, que pode aumentar em até 50% o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2.

Não sabia disso?

A relação entre SOP e resistência à insulina é complexa. É uma série de círculos viciosos, sendo difícil muitas vezes definir quem veio primeiro.

A resistência à insulina pode induzir as características endócrinas e reprodutivas da SOP. No entanto, o excesso de androgenos ( característicos da SOP) pode prejudicar a ação da insulina, causando resistência à sua ação.

O excesso de gordura corporal, outra característica comum nessas mulheres, pode contribuir para piorar o quadro como  um todo. No entanto, a resistência à insulina também pode ser encontrada em muitos indivíduos com peso normal.

O importante é o controle metabólico dessas pacientes. Avaliar a resistência à insulina, colesterol, triglicerídeos, gordura no fígado, peso, atividade física, dentre outros. Assim, é possível um controle adequado da SOP e redução da chance de complicações quem possam surgir ou que pioram a doença.

Como está o controle metabólico por aí?